top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicarddo de Barros

Algumas cachoeiras para desestressar em São Paulo...



São Paulo pode até ser conhecida como a Selva de Pedra, mas no meio do caos urbano é possível encontrar maravilhas naturais para desacelerar e relaxar.


E você nem precisa ir muito longe, acredite. As cachoeiras em São Paulo, encontradas nos extremos da capital e também em suas adjacentes são uma comprovação de que este é o destino que atende todos os tipos de turistas (e moradores também).


Conheça a seguir algumas atrações de quedas d’água dos mais variados tipos em São Paulo: das trilhas mais complexas para os aventureiros de plantão a espaços reservados de fácil acesso para curtir com toda a família.

1. Cachoeira do Saltão, Brotas




O acesso até a Cachoeira do Saltão é pago, mas conta com estacionamento e sanitários para os visitantes. Para chegar à cachoeira é preciso percorrer uma descida desafiadora com cerca de 400 degraus.


Por isso, esteja preparado para grandes aventuras, já que o percurso exige um pouco mais de preparo.


Porém, ao final do trajeto a recompensa é incrível: um imponente cânion com uma queda d’água de 75 metros. Além disso, na base da cachoeira possui um pequeno lago onde é possível relaxar e renovar as energias para percorrer o caminho da volta.



2. Cachoeira da Graça, Cotia




A Cachoeira da Graça faz parte da Reserva Florestal do Morro Grande e é considerada pela UNESCO o patrimônio da Humanidade e Reserva do Cinturão Verde de São Paulo.


A trilha de acesso tem um percurso fácil, com uma fauna e flora que merece a sua atenção.

Não há infraestrutura para atender os visitantes e é necessário levar comes e bebes para quem deseja passar o dia todo por lá.

Com o número crescente de pessoas circulando pela região, o lixo deixado por lá aumentou consideravelmente, portanto, faça a diferença e recolha tudo o que é seu antes de ir embora, ok?



3. Cachoeira dos Veados, Parque Nacional da Serra da Bocaina




Na divisa de São Paulo e Rio de Janeiro está o Parque Nacional da Serra da Bocaina, espaço onde a Cachoeira dos Veados faz parte.

São 5 horas de percurso de média dificuldade na Trilha do Ouro para chegar até as quedas d’água de aproximadamente 200 metros.

Algumas regrinhas básicas são impostas para circular no local: é necessário a contratação de um guia, artigos para camping, agendamento prévio e autorização do IBAMA.



4. Cachoeira do Sol, Monte Alegre do Sul




Pertinho de Campinas está a cidade de Monte Alegre do Sul e suas 4 quedas d’água. A Cachoeira do Sol é uma das opções com melhor infraestrutura. Você paga uma taxa de 10 reais para acessá-la ou 30 reais para acampar (com direito a café da manhã incluso).


Com uma caminhadinha curta e sem muito esforço, é possível alcançar o topo da cachoeira e curtir ainda mais a vista do entorno.



5. Cachoeira Toque Toque Grande, São Sebastião




Chegar até a Cachoeira de Toque Toque Grande é fácil fácil: a trilha é bem tranquila e sem nenhuma dificuldade, bem pertinho da rodovia Governador Mário Covas.

Em apenas 3 minutinhos você chegará até estes 25 metros de queda d’água, e apesar de não ter nenhum poço, é perfeita para banho.


Separe o repelente e só tome cuidado com os insetos no local — de resto, é só curtir um dia se refrescando em meio à natureza.



6. Cachoeira do Engordador, Parque Estadual Cantareira





Você sabia que a capital paulista também reserva ótimos lugares com cachoeiras incríveis?


E é no Parque Estadual Cantareira que fica a Cachoeira do Engordador, um local acessado por meio de uma trilha mediana, percorrida em uma hora e meia.


Pelo percurso você ainda encontrará duas outras quedas d’águas, e todas elas são liberadas para o banho.

É cobrada uma pequena taxa de acesso, e os horários podem alternar de acordo com a temporada (em dezembro e janeiro, por exemplo, a cachoeira está aberta todos os dias, enquanto nos outros meses, somente aos sábados, domingos e feriados).

Não é permitido acampar no local.


7. Queda de Meu Deus, Eldorado




Eldorado possui belíssimas cachoeiras e a Queda de Meu Deus é somente uma delas.


Dizem que o nome desta atração deve-se ao fato de que é impossível não exclamar tal frase ao se deparar com os seus 53 metros de queda d’água. Você pode acessá-la por um caminho de dificuldade mediana, porém mais curto (uma hora de percurso), ou pela trilha completa, que contempla 11 outras quedas e algumas atrações adicionais da localidade.


Como neste último é necessário a presença de um guia, você precisará pagar uma taxa de 50 reais.


Visitar cachoeiras é como tomar um banho de luz no mundo espiritual.. vale a pena sentir a força das águas caindo sobre nosso corpo.. Isso, dizem os espiritualistas, refreca a alma !!

Essas eu recomendo !

VEM COMIGO !!

16 visualizações0 comentário
bottom of page