top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicarddo de Barros

FINALMENTE ENCONTRAMOS UM PRONTO SOCORRO QUE FUNCIONA ! É NO TABOÃO DA SERRA, EM SP

Atualizado: 3 de ago. de 2020


Coloquei na minha cabeça de jornalista e repórter que alguma coisa produtiva deve acontecer em lugares que são muito criticados. Resolvi então pesquisar alguns locais em que à pessoas precisam de atendimento urgente na saúde, que é considerada um caos em todo o Brasil, pelos veículos de comunicação .

Porém como sei que nada é absoluto e tudo é relativo, desconfiei que talvez existam coisas boas também nesses serviços.

Depois de muito pesquisar em toda a grande são Paulo e realmente comprovar o descaso e a falta de vergonha em muitos postos de atendimento urgente, conhecidos como UPA (Unidades de Pronto Atendimento), os quais não vou citar aqui, encontrei um que por incrível que pareça FUNCIONA !!!!!

É a UPA - DR AKIRA TADA, no Taboão da Serra, em são Paulo.

Pude descobrir que ali existe algo realmente impressionante acontecendo em se tratando de serviços públicos. A satisfação da maioria dos pacientes atendidos e a certeza dos profissionais que lá trabalham que estão no caminho certo. Existe COMPROMETIMENTO de todo o pessoal em fazer um bom trabalho !

Sabemos que em Empresas privadas isso é fator primordial para manter a Empresa no mercado e o corpo de profissionais produzindo, o que não acontece em instituições públicas, devido a diversos fatores que não vem ao caso neste momento.

Mas vamos falar na UPA Dr AKIRA TADA :

Eles conseguem atender atualmente de 16 a 17 mil pessoas por mês !!! isso mesmo, de 600 a 700 pessoas em média por dia, com resultados surpreendentes . Inclusive eles têm atendido pessoas de fora da cidade, vindos do Embu, de São Paulo e até de outros Estados. Inacreditável, pois temos informações que isso só acontecia com a saúde pública de Barueri, que esta nesse processo já há muito tempo e tem muito mais verba que o Taboão da Serra !

Conversei com diversos profissionais , porém vou destacar apenas alguns deles. Para não ser injusto acredito que haja muitos outros em todo esse processo, mas em minha visita tinha que me concentrar em alguns, então escolhi esses.

Conheci o Dr . Vitor, que é médico há 28 anos e comanda três unidades no Taboão desde 2007. O AKIRA TADA é um deles. Falei também com a SANDRA, que é quem gerencia a parte burocrática de todo o processo. Eles são feras no que fazem e posso garantir que são referencia na sua área, devendo ser seguidos por outros profissionais semelhantes. Um dos segredos deles é delegar aos subordinados funções diversas, deixando para si o que deve ser feito de mais importante, tudo o que uma grande Empresa particular faz no seu cotidiano.

Perguntei como conseguiram fazer para não faltar médicos, e eles me disseram que o segredo é montar uma rede de bons contatos, e para isso encarrega o dr. Luis Felipe, que faz esse recrutamento pessoalmente, convidando novos e antigos médicos para fazerem parte desta UPA.

Essa unidade foi reformada há pouco tempo e apenas com verbas da prefeitura do município, pois a União, que é a maior responsável não repassou verba alguma até o momento. Soubemos que a atual gestão da prefeitura aumentou os custos para a área de 20 % para 36 % sobre o orçamento da cidade. Sabemos que por lei o Estado é obrigado a gastar 16 %, o Município 20 % , porém a União que é quem tem mais verbas NÃO é obrigada a gastar nada!! Será que isso é justo ?

Porém o pessoal daqui resolveu se mexer e não esperar por ajuda federal. Reformou o posto, colocou gente nova e muito bem treinada para trabalhar e hoje o resultado é esse. Tudo funciona corretamente, apensar do grande fluxo de pessoas diariamente. Resultado do excelente trabalho executado pela atual administração da secretaria da saúde do Taboão da Serra, na pessoa da Dra. RAQUEL ZAICANER , enfim uma profissional da saúde gerindo a saúde. Nada mais coerente, não ?

Mas qual é o segredo dessa gestão vitoriosa ? Fiquei horas sentado olhando ; conversei com pacientes e funcionários e descobri alguns diferenciais :

Nessa UPA parece que eles criaram uma filosofia do “ vestir a camisa “ do bom atendimento aos pacientes.

Pude comprovar ao vivo essa diferença. Profissionais como os técnicos de enfermagem MARCELO e ABIGAIL conseguem atender ao mesmo tempo mais de cinco pessoas !! isso mesmo, cinco ! e reafirmo, - ao mesmo tempo ! - E isso com muito carinho e atenção, conseguindo destinar a cada um deles o procedimento correto e adequado às suas necessidades.

O MARCELO tem seis anos nesse trabalho, e consegue com um sorriso fazer com que o paciente se sinta em casa. Faz isso porque gosta da profissão e usa a técnica da analise subjetiva do paciente, que é sentir o que o paciente precisa, dando segmento ao que deve ser feito. Isso só acontece porque ele, como a outra técnica de enfermagem ABIGAIL tem o dom para ajudar as pessoas.

Quanto a ABIGAIL, conhecida por todas como “ BIGA “ , pude presenciar ela resolver diversas situações de estresse com um sorriso, palavras de carinho , sem deixar de ser firme quando precisa. Isso com muita competência, mas muita mesmo. Eu garanto porque vi isso.

Quero falar agora de um dos médicos, dr ERLAND . Ele é profissional há 40 anos e já poderia ter parado, mas continua atendendo nesta UPA, com muita competência e comprometimento. Eu o vi atender uma paciente idosa extremamente agitada e nervosa, com dores e temerosa do que pode acontecer usando palavras de conforto, segurando sua mão e dizendo que tudo iria ficar bem. A paciente se acalmou, foi encaminhada para a sala de medicamentos e em pouco tempo saiu de lá sorrindo e sem dores. Vi ela se dirigir ao dr ERLAND , segurar também sua mão e agradecer com lágrimas nos olhos ! Isso é ser médico, e como ele deve fazer isso muitas vezes ao dia, imaginem o resultado positivo que tem conseguido com seus pacientes. Parabéns ao dr ERLAND um médico das antigas nos tempos corridos de hoje.

Apresentei aqui somente alguns profissionais, os quais consegui acompanhar no meu tempo de estada na unidade, mas devem haver muitos outros anônimos como eles, que conseguem no meio do caos da saúde pública , encontrar soluções para melhor atender os pacientes que lá chegam.

Agora para finalizar eu pergunto a vocês ? Porque ali esta dando certo e em outros lugares ainda não ? Respondo - frisando algumas palavras e repassando o que nos foi dito pelo pessoal que lá trabalha, as quais resumem o sucesso da UPA DR AKIRA TADA, no Taboão da serra, em sp

“ VONTADE POLÍTICA DOS DIRIGENTES “

“ A TEORIA DO AMOR AO PRÓXIMO SENDO APLICADA NA PRÁTICA “

“ COMPROMETIMENTO PESSOAL E DA EQUIPE “

“ HONESTIDADE , COMPETENCIA, PROFISSIONALISMO E COOPERAÇÃO “

“ AMAR O QUE SE FAZ , E FAZÊ-LO DIREITO “

NUNCA, MAS NUNCA MESMO LIGAR O “ DANE-SE “ QUANDO NÃO SE CONSEGUE RESOLVER UMA SITUAÇÃO “ prática disseminada em todo o funcionalismo público brasileiro, com poucas exceções, infelizmente.

Eles compraram a ideia de que “JUNTOS PODEM VENCER OS DESAFIOS “

“ FORMARAM TIMES DE ATENDIMENTO E VESTEM A CAMISA DO PACIENTE “

“ SABEM QUE O DOENTE NÃO ESTA ALI PORQUE QUER, MAS PORQUE PRECISA, E A ATENÇÃO DADA E UMA PALAVRA DE CONFORTO FAZEM PARTE DO RECEITUÁRIO MÉDICO “

“ SEMPRE É POSSIVEL FAZER MAIS PELO PACIENTE, deve-se continuamente buscar a excelência nisso “

Agora eu sugiro aos governantes : Porque não trazer profissionais de outras UPAs , que ainda não tem esse padrão de excelência no atendimento para estagiar com essa equipe de elite ? Acredito que é assim que conseguiremos disseminar o sucesso, replicando e divulgando o que é bem feito.

É o que esta fazendo esse humilde jornalista e blogueiro neste momento. Vem comigo nessa luta você também, vamos divulgar !!


42 visualizações0 comentário
bottom of page