top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicarddo de Barros

* EXCLUSIVO - Um brasileiro já mostrou na prática como resolver o problema da moradia no Brasil

Atualizado: 3 de ago. de 2020


O desejo de transformar sonhos em realidade fez nascer a Cooperativa Habitacional Vida Nova.

A meta era construir e entregar apartamentos de qualidade, com preço de custo e localização privilegiada em Taboão da Serra, cidade da grande São Paulo.

Acreditando no que muitos diziam ser impossível, o grupo formado pelo presidente José Aprígio da Silva e os diretores Hélio Tristão, Marilene Trappel e George Reis dos Santos, o Régis, começaram um trabalho sério que se transformou em referência no segmento do cooperativismo e no setor habitacional em todo o mundo .

São mais de 5 mil apartamentos entregues e muitos outros em andamento. Ao todo são 10 grupos de associados, sendo nove empreendimentos residenciais e um comercial.

Os primeiros associados que acreditaram no sonho dos diretores comemoram os seus imóveis de qualidade pagos com preço de custo que cabem no bolso dos trabalhadores. “A Cooperativa mostrou que não é preciso ser rico para morar em um apartamento de qualidade. Sinto orgulho do meu e dou graças a Deus e ao Sr. Aprígio por ter realizado esse sonho”, afirma emocionada uma moradora do grupo II.

“Quando formamos a cooperativa era para dar condições às pessoas que sonhavam com a sua residência própria, muitos não poderiam entrar nos planos das construtoras pelos preços das prestações, por consulta ao nome e o alto custo final do apartamento. Planejamos e sonhamos em realizar esta vontade de todo o ser humano que é ter o seu cantinho, sua casa própria, mas com qualidade, inclusive vaga de garagem”, relembra o presidente Aprígio, com a sensação de estar cumprindo o dever assumido com os associados.

Aprígio destaca a qualidade dos apartamentos e lembra que muitos duvidavam que os empreendimentos fossem realmente entregues. “A cada prédio a qualidade dos apartamentos melhoram. No começo as pessoas duvidavam que os apartamentos fossem entregues. E até as pessoas que falavam para não comprar mudaram de ideia e decidiram comprar”, diz. As torres construídas pela cooperativa são referência de qualidade e área útil por apartamento, ao contrario do que muitos dizem, a maioria dos moradores é de famílias de variadas classes sociais, contemplando as classe C e D e outras, que com sacrifício conseguem pagar as mensalidades e realizar o sonho da casa própria. Inúmeros casos foram relatados inclusive a de funcionários da construção que se tornaram associados e que construíram seu próprio prédio de apartamentos, pois ao serem sorteados levaram suas famílias para morar no condomínio.

“Hoje a cooperativa tem uma fila de espera de mais de 5 mil pessoas e estimula o mercado imobiliário da cidade e por que não dizer da região, todas as imobiliárias fazem negócios de compra e venda e locação com os associados da Cooperativa Habitacional Vida Nova” comenta a diretora Dra. Marilene Trappel de Lima.

Hoje nosso GUIA entrevistou o Diretor da Cooperativa, sr APRIGIO , veja :

GUIA – Quem é o APRÍGIO, conte sua história e o que o motivou a montar uma cooperativa habitacional ?

APRÍGIO - Vim do sertão de alagoas bem novinho, cheguei em 1972, sempre trabalhei na construção civil e sempre percebi a necessidade das pessoas terem suas próprias casas e a dificuldade para eles pagarem, a maioria não conseguia ter uma casa própria boa pelo preço justo. E como eu trabalhava na construção civil, tenho uma empreiteira desde 1977, comecei a perceber que faltava um pouco de gratidão da parte dos empresários, àquelas pessoas que não tem a sua casa própria e que perseguem esse sonho.

Aí eu que comecei a planejar a cooperativa VIDA NOVA .

GUIA - E quais as vantagens das pessoas em se tornarem cooperados ?

APRÍGIO - São muitas ! não precisa ter o nome limpo, não existe consulta ao SERASA, não precisa ter renda comprovada, A burocracia é mínima. O único compromisso é pagar em dia, senão perde o direito à cota ou ao imóvel. Porém como sabemos que as classes mais baixas são as que mais pagam as contas em dia, resolvemos tocar o projeto adiante.

Eu criei um programa habitacional exatamente para ajudar as pessoas que ficaram inadimplentes por algum motivo, principalmente pela falta de pagamento de imóveis financiados nos bancos a juros altíssimos. Essas pessoas perderam seu sonho. Aí eu criei a cooperativa e hoje o resultado é que nossos apartamentos estão ente os melhores e custam 40 % do valor do mercado.

GUIA – Quais as principais dificuldades encontradas no começo ?

APRIGIO – Foram muitas, mas as maiores foram as dificuldades que os políticos da região colocaram, não acreditando no projeto e criando muitos problemas. Alguns queriam participar dos lucros do projeto de toda forma.

Aí quando começam a aparecer resultados eles começam a te perseguir em busca de vantagens.

Muitas cooperativas no Brasil não deram certo por isso. Pelo envolvimento de alguns políticos que querem ser sócios e ganhar em cima, e se não tiver isso eles fazem de tudo para atrapalhar.

GUIA – Agora o que mais lhe ajudou a conseguir realizar esse sonho ?

APRÍGIO - Foi a minha força de vontade e de todos os participantes da diretoria. Fiquei mais de quatro anos tentando abrir a cooperativa, pois eu sabia que não daria errado. Deixei minha família de lado para cuidar da cooperativa. Eu dizia que tinha duas famílias, uma em casa e outra que estava nascendo. Minha diretoria foi de grande valia para alcançarmos esse sucesso que temos hoje.

GUIA - Quais foram suas principais vitórias nesse tempo todo ?

APRÍGIO - Foi ter conseguido entregar o primeiro empreendimento. Foi quando entreguei a chave do último apartamento do grupo 1, em 2010.

GUIA – Quais são seus planos para o futuro da cooperativa ?

APRÍGIO - É continuar todo o processo, achar terrenos bons para dar sequencia, que tenham coeficiente de aproveitamento bom, para que possamos construir com preços de custo, como sempre fizemos.

GUIA - Porque o sr. quis entrar para a política ?

APRÍGIO - Meu desejo é exatamente implantar o cooperativismo habitacional no pais. Havia uma promessa do finado EDUARDO CAMPOS , que se ele ganhasse a eleição eu seria o responsável pela secretaria de habitação em todo o Brasil, para implantar esse sonho, melhorando o MINHA CASA MINHA VIDA, para dar moradia às pessoas. Inclusive ele chegou a vir aqui, visitar a cooperativa e ficou empolgado com o que viu .

Eu não concordo com apartamentos muito pequenos e sem garagem. A classe C e D também tem o sonho de crescimento e os imóveis hoje em dia são muito deficientes nessa área. Falta qualidade que gera conforto.

Nossa cooperativa já ganhou vários prêmios internacionais e foi eleita uma dos melhores do mundo.

Hoje o que vemos são políticos querendo atrapalhar o andamento das obras ,claro que não vamos generalizar, mas eu não concordo com isso. Temos que separar os ganhos dos políticos. Eles já ganham seus salários e sua obrigação é ajudar a população e não exigir do empreendedor participação nos lucros para apoiar projetos que são de necessidade da população, gerando mais empregos, renda, imóveis, impostos, etc.

GUIA - Fale um pouco do OUTLET CASA SHOPPING, que já esta pronto :

APRÍGIO - O shopping foi construído como cooperativa e depois passou para fundo de investimento imobiliário. Estão vindo boas lojas, de renome e o intuito é trazer outras.

É um shopping bem feito, com qualidade, para engrandecer a região e sua população. Acho que vai ser muito bom para a cidade, vai valorizar por demais.

GUIA - E para terminar deixe uma mensagem para aqueles que estão na fila de ingresso como cooperado na VIDA NOVA.

APRÍGIO - Esperança, fé, porque estamos procurando locais bons para que possamos construir.

Não faço questão de que sejam na região do Taboão, pode ser em qualquer lugar de São Paulo, mesmo distante, desde que tenha infra estrutura e condições de construção com qualidade.


115 visualizações0 comentário
bottom of page